terça-feira, janeiro 11, 2011

** A Base **


Quando decidi "tocar" meu blog esse ano, pensei em qual assunto principal abordaria.
Então, decidi falar de assuntos relacionados a família, pois pra mim sempre foi a base da minha vida, sendo Jesus a pedra angular.
Muitos estudos mostram que a família é a instituição mais preciosa do mundo, base das sociedades. 
Falarei um pouco mais sobre esse assunto no próximo post.
Hoje, quero começar falando um pouco sobre a minha família...
Já li e ouvi de pessoas de todo tipo, raça e cor a seguinte frase: "Família é a Base"
De fato, na minha vida não foi diferente... Graças a Deus por isso!
Posso dizer que sou privilegiada de ter tido uma educação tão firme, sendo o exemplo de vida o melhor espelho para mim.
Cresci com uma educação cristã. Desde pequena, minha mãe sempre nos levou a igreja, aos cultinhos, as EBF´s (Escola Biblíca de Férias) e sempre nos mostrou qual caminho seguir. 
Meu pai não é cristão, porém apesar dos seus erros, eu tenho boas lembranças da minha infância ao lado dele. Eram muitos passeios, ele sempre que viajava nos trazia presentes ou novidades. Amava quando ele chegava do trabalho só pra levar o almoço até ele e depois deitar sobre o seu ombro pra dormir, dançávamos muito forró juntos, eu viajava no porta mala do carro até Icapuí, era um quarto móvel pra mim... :)
Meus avós também sempre foram muito presentes e nos apoiaram sempre que precisamos!
Os anos foram passando e as decepções e dores da vida foram aparecendo, o que é normal na vida de qualquer pessoa. Porém, quando se tem uma base sólida e firme, é possível passar por essas barreiras com perseverança e a certeza de que é só mais um degrau. 
A primeira dor que me vem a memória, foi aos 11 anos de idade quando perdi meu tio querido Vavá. 
Ele  não era só mais um tio, ele era "O Tio!". Faleceu de HIV, mas foi um exemplo de vida para todos que o conheceram. Seu carater e determinação passavam por cima de toda dor que a doença o causava. Lembro até hoje da última vez que o vi, ele estava no hospital, pediu pra me ver naquele dia, me abraçou, beijou e disse que me amava muito. Horas depois ele se foi.... 
Um ano depois, meus pais se separaram. Foi um tempo de muita dor e decepção. De repente, quem era meu herói virou a minha maior decepção, causou a maior dor na vida da minha mãe e na nossa família. Ficamos sem norte, tentando ser forte para fortalecer minha mãe. 
Se não fosse Deus na nossa vida, não teríamos suportado tudo!
Vi minha mãe emagrecer mais de 10kg da noite para o dia, vi minha irmã decidir sair de Fortaleza para morar no Sul do país, vi minha mãe chorar escondida pelos cantos com saudade da minha irmã e pela separação com o meu pai.
Diante de tudo isso, ficou a base! Essa que sendo bem plantada, jamais se perderá. 
Também vi minha mãe dar a volta por cima, perdeu peso e ficou muito mais bonita. Soube aproveitar a liberdade que antes não tinha, se aproximou mais de Deus e me mostrou um outro nível de intimidade com Ele. Sim, nos achegamos em Espírito e em Verdade dAquele que é capaz de suprir todas as nossas necessidades, em todas as áreas Ele pode fazer a diferença!
Sempre lembro dos conselhos e exemplos que minha mãe me deu e me dá. Uma mulher simples, mas com muita sabedoria. Que não mete os pés pelas mãos, que sabe até onde pode ir, até quanto ela pode gastar no mês, que se enche de alegria quando recebe nossa ligação, que sabe superar a distância e saudade das filhas  e netos.
É mãe, mais do que qualquer pessoa nessa terra, você foi a minha base!!
Foi minha mãe e meu pai, minha melhor amiga até hoje! Eu sei que sempre posso contar com você, em todos os sentidos! Você nunca me lançou pedras e sim um ombro amigo! Obrigada por essa base.  Ébaseada nela que educarei minhas filhas. Quero ser uma mãe tão boa pra elas, assim como você é pra mim.
Também vi minha irmã superar as dores e decepções, conheceu o homem da vida dela, construiu sua linda família e alcançou seus objetivos como pessoa, esposa e mãe. Sim, demos a volta por cima. O que muitos falavam e zombavam, não se cumpriu. Mana, você é um exemplo para mim!


Comigo não foi diferente, aos 15 anos conheci o Alex, o homem da minha vida. Aos 18, segui os conselhos da minha mãe, estudei e passei numa faculdade federal, no curso que eu queria. Minha mãe sempre investiu tudo que podia nos meus estudos, não posso reclamar; Estudei nos melhores colégios de Fortaleza, sempre tive bons livros e tudo que era necessário para estudar!
Casei aos 19 e comecei a construir minha própria família. Aos 21, eu e Alex nos mudamos para Santa Catarina, começamos tudo de novo, do zero! 
Avançamos e muito, superamos dificuldades e limitações, crescemos e continuamos a crescer.. Nos tornamos pais!!! \0/\0/
Em tudo isso vejo Deus, vejo como Ele é capaz de estruturar a família. Como Ele é capaz de fazer toda diferença.


Talvez você não tenha tido uma base (ou uma mãe) como a minha, mas você é capaz de construir sua própria história. 
Eu poderia ter perdido o sonho de me casar, porque não tive um bom exemplo dentro de casa, eu poderia ter alimentado que nenhum homem "prestava", porque meu pai nunca foi fiel. 
Mas ao contrário disso, eu me apeguei ao que era bom. Trouxe a memória aquilo que me trazia esperança.
Se a familia que você cresceu não foi feliz, lembre-se que você terá uma nova chance quando formar a sua própria. Não disperdice!


Como diz minha mãe, mesmo brincando, mas com todo fundamento: " Família unida, jamais será vencida! "


Deus Abençoe!











10 comentários:

Anônimo disse...

Nazinha, que lindo!!! Me emocionei demais.
Deus é muito fiel.
Agradeço a Ele pela mãe batalhadora e maravilhosa que nos deu, realmente ela foi e continua sendo a nossa base familiar.
A nossa família é demais!!!!
Deus nos reservou muitas surpresas e bênçãos.
Amo tudo isso, bjs!!!
Nega

Lilyan Lima disse...

MENINA QUE COISA MAIS LINDA...EU AMEI.FIQUEI MUITO EMOCIONADA,AFINAL DE CONTAS PARTICIPEI DE MUITOS MOMENTOS COM VCS,LEMBRA?ESTUDÁVAMOS NOS MESMOS COLÉGIOS,MORÁVAMOS NO MESMO BAIRRO,VI A MUDANÇA DO VAVÁ,VI A MUDANÇA NA SAÍDA DO TEU PAI,VI VC CRESCER...ATÉ DEMAIS,KKKKKKKK!PASSOU MUITO DE MIM,SE TORNOU UMA LINDA MULHER!ESTOU MUITO FELIZ POR VC,ESTÁS RADIANTE,PARABÉNS PELA LINDA FAMÍLIA...O NOSSO DEUS É MARAVILHOSO!DEUS TE ABENÇÕE,BEIJOS.

Anônimo disse...

Ná, conhecia um pouco da sua história,mas lendo é mais emocionante :)...

Parabéns p vc e sua família. São exemplos assim q quero seguir p minha vida, p a história q quero construir na minha família e o melhor tendo sempre Deus na condução de tudo, q para mim foi e será a base de tudo!
Bjão princesa!
Vanessa!

Anônimo disse...

Maninha... sua história de vida é mesmo muito real aos dias de hj e ilustra que quando temos a base Deus/Família em nossas vidas, nada pode nos abalar, nos abater, pelo contrário, só nos fortalece e nos dá forças para vencer!!
Lindoo demaiss!
Xi amuu flor!

Paula Kariny disse...

Oi Naná,
Mulher tu já tem duas filhas? Qual a idade delas? Amei o que escreveu. Queria muito revê-las. Beijos!

Paulinha - Fortaleza

Anônimo disse...

Muito lindo, Naná.
Só desejo que DEUS possa abençoar cada vez mais sua família, fortalecendo diariamente a fé de vcs.

*abração

Vívian Rebouças

Ronald Luis disse...

Naná que belo post!
Você me emocionou... E quando conseguimos fazer isto através de nossas palavras, vale à pena cada minuto na frente do computador escrevendo estas palavras.
Parabéns pela iniciativa do Blog. Sei o quanto é divertido e prazeroso compartilhar momentos inesquecíveis da vida. Só um conselho, não desista! Você é a principal razão do Blog. E melhor do que um comentário/elogio, é saber que nossos momentos ficam eternizados ao disponibilizarmos na rede chamada Internet.
Estarei acompanhando suas postagens e divulgando sempre que possível!
Adorei o foco temático que você deu ao Blog: Família. Sei agora mais do que nunca, que família é benção de Deus! Até porque estou formando minha própria família... Sei que este Blog vai render muitos textos interessantes... Além de homenagens justas e merecidas, como a lembrança do Vavá neste post.
Fico feliz por ter compartilhado de muitos momentos ao seu lado e ter feito parte de sua vida... Vi e inclusive senti muito do que relatou. Há semelhanças em nossas histórias, a lembrança das EBFs neste post é prova disso... Sem falar em nossas heroínas: Magda e Sâmia!
Prima desculpa se exagerei no comentário... É que me empolguei, pois sei que agora estarei mais perto de vcs através deste Blog. Um abraço para o Alex, e um cheiro pra Amanda! Que Deus continue sondando o pequeno ser em seu ventre, e que Ele continue a abençoar sua família!
Não vejo a hora de ver nossos pequenos brincando juntos... Forte abraço!

Unknown disse...

Nazinha,
Que emocionante!!!Parabéns!!!
Tudo isso é verdadeiramente a mão de Deus em sua vida, pois os propósitos Dele todos se cumprirão.E o mais maravilhoso de tudo isso é ver você testemunhar o que Deus tem feito em sua família.Glória a Deus por isso!!!E assim prossiga, na perseverança e na fé,sabendo que do nosso lado está "Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,conforme seu poder que opera em nós".
Deus te abençõe sempre!!
Um grande abraço!

Nalígia Cavalcante disse...

Muito obrigada a todos pelos comentários e carinho!
Espero de coração que esse blog edifique tanto a minha vida como a de todos vocês e de pessoas que nem conheço ainda!
Obgda Ron pelo seu excelente comentário. Vindo de você que é um blogueiro nato, fico muito feliz :)
Vivemos muitas coisas juntos e sabemos que a base de tudo fez toda diferença em nossas vidas!

Bjos em todos!

LUIZA HELENA disse...

QUE LINDO NÁ,,VC CONSEGUIU EMOCIONAR MTA GENTE,E COMIGO NÃO FOI DIFERENTE,QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE USANDO EM SEUS POST,JÁ VEJO VIDAS SENDO SALVAS E LIBERTAS,,GLÓRIA A DEUS POR SUA VIDA,APEZAR DE NOS CONHECERMOS TÃO POUCO,CS SÃO ESPECIAIS DEMAIS PRA MIM,,,AMO VCS

Postar um comentário